Como utilizar o aplicativo Controle de Bens
A integração do controle de bens proporciona aos usuários informações precisas e atualizadas sobre os bens patrimoniais, sendo essencial para as estratégias de operação, crescimento e até para a venda da empresa.
Neste artigo, você vai aprender como utilizar o aplicativo de controle de bens, e vai conferir:
- Como acessar o aplicativo e suas funcionalidades;
- Como cadastrar seus bens patrimoniais.
Como acessar o aplicativo e suas funcionalidades
🔎 Nosso ERP permite acessar a área de aplicativos de duas maneiras: pela aba “Configurações”, representada pelo ícone de engrenagem, ou pelo campo “Meus aplicativos”.
1. Na tela inicial do sistema, clique no botão “Meus aplicativos” > “Ver todos os aplicativos”;
2. Em “Integrações”, localize o aplicativo “Controle de Bens” e clique em “Acessar aplicativo”;
3. Na tela inicial da integração:
- Em “Bens”, você pode cadastrar todos os bens patrimoniais do seu negócio, registrar a situação atual de cada item, definir suas condições de uso e categorizá-los de forma prática. Além disso, é possível alocar os bens nos setores correspondentes da sua empresa.
- Em “Etiquetas”, é possível gerar uma etiqueta impressa contendo os dados registrados para o bem, como nome, código interno, número de série e número patrimonial.
- Clique em “Situações” para cadastrar em quais estados podem estar os seus bens. Por exemplo: uma locadora de veículos pode utilizar situações como alugado, disponível, em manutenção, etc.
- Em “Condições”, é possível cadastrar o estado de funcionamento ou físico do seu bem;
- Já em “Categorias”, é possível adicionar uma classificação para o bem. Por exemplo: veículos, móveis, acessórios, etc.
- No menu “Setores”, adicione os setores responsáveis pelos bens patrimoniais cadastrados. Por exemplo: administrativo, atendimento, revenda, entre outros;
- Em “Relatórios”, você poderá emitir relatório de bens, gráfico de evolução, depreciação, revisões e depreciações lineares;
- Por fim, em “Usuários”, você pode adicionar novos usuários, gerenciar grupos de usuários, personalizar permissões de acesso e visualizar e editar usuários existentes.
Como cadastrar seus bens patrimoniais
1. Para cadastrar seus bens patrimoniais, clique em “Bens”;
2. Em seguida, clique em “Adicionar”;
3. E preencha os campos a seguir:
Dados
- Informe o nome do bem;
- Informe o código de controle interno do produto de forma automática, clicando em “gerar”, ou manualmente, caso o código já exista;
- Informe a marca do item;
- Selecione a categoria do bem. Por exemplo: móveis, veículos, etc. Se precisar, crie uma nova clicando em “Adicionar novo”;
- Informe a condição e insira o estado físico ou de funcionamento do bem;
- Já em situação, insira em que situação esse item se encontra. Por exemplo, caso você trabalhe com locação de veículos e esse bem esteja alugado, insira a situação de alugado;
- Por fim, insira o n.º série e n.º patrimônio que identifiquem o bem.
Localização
- Informe o setor e o funcionário responsável pelo bem.
- Em seguida, adicione a data que o bem foi implementado ao setor.
Aquisição
- Informe o fornecedor do item;
- Em data de aquisição, informe a data de compra do bem;
- Já em valor de compra, insira o valor pago na aquisição do bem;
- Por fim, em valor residual, informe o valor de repasse do produto.
Garantia e validade
- Informe se o bem possui garantia e insira a data da garantia;
- Em vida útil, adicione o número de meses de vida do produto;
- Em depreciação, informe o percentual anual descontado do valor do bem;
- E, se precisar, adicione uma observação.
Anexos
- Se desejar, insira anexos ao cadastro do bem, clicando em “Selecionar arquivo”.
4. Em seguida, vá para a aba “Fotos” para adicionar imagens ao cadastro;
5. Para finalizar, clique em cadastrar;
6. Após cadastrar seu bem patrimonial, é possível visualizar, editar ou deletar o cadastro;
7. No botão verde, “Mais ações”, você pode visualizar o histórico de revisões do bem ou cloná-lo.
- No “histórico do bem” é exibido apenas as alterações realizadas no bem, como, setor, funcionário, data de implementação, condições, situação.
Obs.: para registrar revisões, edite o bem, acesse a aba “Revisões” e clique em “Inserir novo”. Para visualizar o histórico de revisões através do menu “Relatórios” > “Revisões”.
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