Como utilizar o aplicativo MDF-e

O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-E) é uma ferramenta essencial para a gestão de transporte de mercadorias no Brasil. Esse documento é emitido e armazenado eletronicamente, garantindo a vinculação de todos os documentos fiscais relacionados à carga transportada.

Para auxiliar na sua rotina, neste artigo você vai conferir como utilizar o aplicativo MDF-e do GestãoClick por meio dos seguintes tópicos:

  • Como acessar o aplicativo e suas funcionalidades;
  • Como cadastrar um manifesto.

Como acessar o aplicativo e suas funcionalidades

1. No menu inicial do GestãoClick, clique no botão “Meus aplicativos” > “Ver todos os aplicativos”.

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2. Na tela “Integrações”, localize o aplicativo MDF-e e clique em “Acessar aplicativo”.

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3. Ao acessar a aplicação, é possível realizar diferentes ações. Confira:

  • Na seção “Manifestos”, você pode facilmente cadastrar e gerenciar seus Manifestos Eletrônicos de Documentos Fiscais (MDF-E), importar XMLs de notas fiscais, gerenciar seu certificado digital e exportar seus XMLs;

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  • Em “Relatórios”, você pode emitir relatórios completos de todos os manifestos cadastrados, proporcionando uma visão estratégica clara do seu negócio;

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  • Em “Configurações”, para personalizar o sistema de acordo com suas necessidades, ajuste a sequência de cadastro dos manifestos, escolha o ambiente de emissão de documentos e muito mais.

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  • Na aba “Usuários”, cadastre os funcionários que terão acesso ao sistema e crie grupos de usuários, facilitando a gestão interna e a atribuição de permissões.

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Para mais informações sobre como gerenciar usuários e permissões, clique aqui

Como cadastrar um manifesto 

1. Na tela inicial do aplicativo, clique em “Manifestos”.

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2. Clique em “Adicionar” para incluir um novo documento ao sistema.

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3. Ao ser redirecionado para a tela “Adicionar manifesto”, preencha os campos:

Dados gerais

  • Informe o “número” e a “série” do manifesto;
  • Selecione o “tipo de transportador”, a “data” e “hora de emissão” do manifesto;
  • Informe a “forma de emissão”;
  • Em “UF de carregamento”, informe o estado que o produto sairá;
  • Já em “UF de descarregamento”, informe o estado onde o produto será entregue;
  • Caso precise, adicione observações.

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Produto predominante

  • Em “Tipo de carga”, informe se o produto é uma carga geral, frigorificada  etc.;
  • Em “Descrição”, selecione o produto;
  • Informe manualmente o “Código GTIN/EAN” e o “NCM”, caso estas informações não estejam configuradas no cadastro do produto;
  • Em seguida, insira o “CEP carregamento” — endereço de saída do produto — e o “CEP descarregamento” — endereço de entrega. 

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Informações de carregamento

  • Informe o “nome do município” do carregamento;
  • Caso o carregamento seja feito em locais diferentes, clique em “Adicionar” para informar outro município. 

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Informações de percurso 

  • Se for o caso, informe a “UF de percurso” do produto; 

Obs.: Não é necessário repetir as UFs de carregamento e descarregamento.

  • Clique em “Adicionar” para informar outros estados. 

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Informações de descarregamento

  • Informe o “tipo de emitente” e o “nome do município de descarregamento”;
  • Se for o caso, clique em “Adicionar” para inserir mais municípios. 

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  • Caso o emitente seja um prestador de serviço de transporte, insira a chave de acesso da CT-e emitida pelo prestador;

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  • No caso de um transportador de carga própria, informe a chave de acesso da NF-e referente aos itens que serão transportados.

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Totalizadores

  • Informe o “total da carga” e o “peso bruto total”;
  • Por último, selecione a “unidade”.

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Transporte

  • Insira o “RNTRC” do veículo de transporte e o ‘código de agendamento do porto’;
  • Selecione o “tipo de carroceria” do veículo e o “tipo de rodado”;
  • Informe a “placa do veículo”, a “uf” e a “tara” (peso morto);

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  • Caso o veículo de transporte não seja propriedade do seu negócio, marque a opção “Veículo não pertence à empresa emitente do MDF-e” e preencha as informações da empresa responsável, como: razão social, CPF/CNPJ etc.;

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Condutores

  • Informe o “nome” e o “CPF” do condutor da carga;
  • Caso haja mais de um condutor, clique em ‘Adicionar’.

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Reboque

  • Informe a “placa” do veículo;
  • Selecione o “tipo de carroceria” e a “UF do veículo”;
  • Informe a “capacidade” e a “tara” (peso morto);
  • Por fim, informe se você é o “proprietário” do veículo.

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  • Caso você não seja o proprietário do veículo, preencha os campos necessários, como: razão social, CPF/CNPJ, inscrição estadual etc.;

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CIOT — Código identificador da operação de transporte

  • Informe o código “CIOT” e o “CPF/CNPJ” da empresa responsável.

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Contratantes

  • Selecione o “tipo de contratante”;
  • Insira o “nome do contratante”;
  • Se for necessário, inclua o número do documento;
  • Caso haja mais de um contratante, clique em “Adicionar” e repita o processo.

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Vale pedágio

  • Adicione a “categoria de combinação veicular”;
  • Insira o “CNPJ do fornecedor” do transporte;
  • Informe o “CPF/CNPJ do responsável”;
  • Inclua o “número do comprovante” do vale;
  • Em “tipo”, informe se o vale é cupom, cartão, etc.;
  • Por fim, informe o “valor” do vale pedágio.

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Informações de seguro

  • Informe o “nome” e o “CPF/CNPJ do responsável” do seguro;
  • Adicione o nome da “seguradora”, o “número apólice” e “número averbação”

4. Finalize o cadastro ao clicando em “Cadastrar”.

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