Como utilizar o aplicativo MDF-e
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-E) é uma ferramenta essencial para a gestão de transporte de mercadorias no Brasil. Esse documento é emitido e armazenado eletronicamente, garantindo a vinculação de todos os documentos fiscais relacionados à carga transportada.
Para auxiliar na sua rotina, neste artigo você vai conferir como utilizar o aplicativo MDF-e do GestãoClick por meio dos seguintes tópicos:
- Como acessar o aplicativo e suas funcionalidades;
- Como cadastrar um manifesto.
Como acessar o aplicativo e suas funcionalidades
1. No menu inicial do GestãoClick, clique no botão “Meus aplicativos” > “Ver todos os aplicativos”.
2. Na tela “Integrações”, localize o aplicativo MDF-e e clique em “Acessar aplicativo”.
3. Ao acessar a aplicação, é possível realizar diferentes ações. Confira:
- Na seção “Manifestos”, você pode facilmente cadastrar e gerenciar seus Manifestos Eletrônicos de Documentos Fiscais (MDF-E), importar XMLs de notas fiscais, gerenciar seu certificado digital e exportar seus XMLs;
- Em “Relatórios”, você pode emitir relatórios completos de todos os manifestos cadastrados, proporcionando uma visão estratégica clara do seu negócio;
- Em “Configurações”, para personalizar o sistema de acordo com suas necessidades, ajuste a sequência de cadastro dos manifestos, escolha o ambiente de emissão de documentos e muito mais.
- Na aba “Usuários”, cadastre os funcionários que terão acesso ao sistema e crie grupos de usuários, facilitando a gestão interna e a atribuição de permissões.
Para mais informações sobre como gerenciar usuários e permissões, clique aqui.
Como cadastrar um manifesto
1. Na tela inicial do aplicativo, clique em “Manifestos”.
2. Clique em “Adicionar” para incluir um novo documento ao sistema.
3. Ao ser redirecionado para a tela “Adicionar manifesto”, preencha os campos:
Dados gerais
- Informe o “número” e a “série” do manifesto;
- Selecione o “tipo de transportador”, a “data” e “hora de emissão” do manifesto;
- Informe a “forma de emissão”;
- Em “UF de carregamento”, informe o estado que o produto sairá;
- Já em “UF de descarregamento”, informe o estado onde o produto será entregue;
- Caso precise, adicione observações.
Produto predominante
- Em “Tipo de carga”, informe se o produto é uma carga geral, frigorificada etc.;
- Em “Descrição”, selecione o produto;
- Informe manualmente o “Código GTIN/EAN” e o “NCM”, caso estas informações não estejam configuradas no cadastro do produto;
- Em seguida, insira o “CEP carregamento” — endereço de saída do produto — e o “CEP descarregamento” — endereço de entrega.
Informações de carregamento
- Informe o “nome do município” do carregamento;
- Caso o carregamento seja feito em locais diferentes, clique em “Adicionar” para informar outro município.
Informações de percurso
- Se for o caso, informe a “UF de percurso” do produto;
Obs.: Não é necessário repetir as UFs de carregamento e descarregamento.
- Clique em “Adicionar” para informar outros estados.
Informações de descarregamento
- Informe o “tipo de emitente” e o “nome do município de descarregamento”;
- Se for o caso, clique em “Adicionar” para inserir mais municípios.
- Caso o emitente seja um prestador de serviço de transporte, insira a chave de acesso da CT-e emitida pelo prestador;
- No caso de um transportador de carga própria, informe a chave de acesso da NF-e referente aos itens que serão transportados.
Totalizadores
- Informe o “total da carga” e o “peso bruto total”;
- Por último, selecione a “unidade”.
Transporte
- Insira o “RNTRC” do veículo de transporte e o ‘código de agendamento do porto’;
- Selecione o “tipo de carroceria” do veículo e o “tipo de rodado”;
- Informe a “placa do veículo”, a “uf” e a “tara” (peso morto);
- Caso o veículo de transporte não seja propriedade do seu negócio, marque a opção “Veículo não pertence à empresa emitente do MDF-e” e preencha as informações da empresa responsável, como: razão social, CPF/CNPJ etc.;
Condutores
- Informe o “nome” e o “CPF” do condutor da carga;
- Caso haja mais de um condutor, clique em ‘Adicionar’.
Reboque
- Informe a “placa” do veículo;
- Selecione o “tipo de carroceria” e a “UF do veículo”;
- Informe a “capacidade” e a “tara” (peso morto);
- Por fim, informe se você é o “proprietário” do veículo.
- Caso você não seja o proprietário do veículo, preencha os campos necessários, como: razão social, CPF/CNPJ, inscrição estadual etc.;
CIOT — Código identificador da operação de transporte
- Informe o código “CIOT” e o “CPF/CNPJ” da empresa responsável.
Contratantes
- Selecione o “tipo de contratante”;
- Insira o “nome do contratante”;
- Se for necessário, inclua o número do documento;
- Caso haja mais de um contratante, clique em “Adicionar” e repita o processo.
Vale pedágio
- Adicione a “categoria de combinação veicular”;
- Insira o “CNPJ do fornecedor” do transporte;
- Informe o “CPF/CNPJ do responsável”;
- Inclua o “número do comprovante” do vale;
- Em “tipo”, informe se o vale é cupom, cartão, etc.;
- Por fim, informe o “valor” do vale pedágio.
Informações de seguro
- Informe o “nome” e o “CPF/CNPJ do responsável” do seguro;
- Adicione o nome da “seguradora”, o “número apólice” e “número averbação”;
4. Finalize o cadastro ao clicando em “Cadastrar”.
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