Importe XML de nota fiscal de compra

Veja como importar XML de nota fiscal de compra. Com essa funcionalidade é possível otimizar e organizar os dados da sua empresa. 

Ao importar o XML de nota fiscal de compra no sistema é possível: 

  1. Atualizar o Estoque. 
  2. Registrar um produto novo. 
  3. Cadastrar novos Fornecedores.
  4. Cadastrar novas transportadoras.

Neste artigo você irá conferir: 

  • Como importar XML de nota fiscal de compra.
  • Como cadastrar novas informações a partir da importação do XML.

Veja o vídeo tutorial com o passo a passo, e logo abaixo, confira o artigo escrito

1. No 'Menu Principal', localizado na barra lateral esquerda, clique em Estoque

2. Em seguida, acesse 'Compras';

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3. Na tela ‘Listar compras’, no botão ‘Notas de Compras’.

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4. Já na tela ‘Listar notas de compras’, clique em ‘Importar XML’

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5. O sistema vai te redirecionar para a tela de ‘Importar XML’. Onde é possível: 

  • ‘Selecionar o arquivo XML' do seu computador 
  • Ou clicar no botão ‘Importar da Sefaz', assim o GestãoClick se conecta automaticamente com a Sefaz para baixar e arquivar no ERP os arquivos XML.  

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6. Caso opte por ‘importar manualmente’, selecione o arquivo do seu computador. 

  • O sistema abre uma caixa de diálogo confirmando a importação.
  • Clique no botão de ‘Gerar Compra’ para cadastrar as informações da nota fiscal  a partir da importação

⚠️ Atenção! Caso queira apenas registrar a nota de compras sem gerar atividade financeira e estoque, basta clicar em OK.

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7. Na tela ‘Gerar Compra’ é detalhado todos os elementos da nota fiscal de compra. 

  • Caso o Produto não esteja cadastrado no sistema, você pode cadastrá-lo automaticamente marcando a opção 'Sim', ou pode vincular este produto à outra já cadastrado clicando em ‘Buscar no sistema’.

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  • A mesma mensagem aparecerá para ‘Transportadoras’, ‘Fornecedores’ caso o sistema não identifique o cadastro existente, 

8. Selecione a modalidade de ‘Pagamento’.

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9. Em seguida, insira ou modifique as informações:

  • A data de ‘Vencimento’
  • O ‘Valor da parcela’
  • Escolha a ‘Forma de Pagamento’ 

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10. O campo ‘Plano de contas’ vem selecionado automaticamente, sendo possível editá-lo.

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11. O sistema exibe uma notificação informando que a compra foi cadastrada.

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12. Para visualizar a movimentação de compra no financeiro, é necessário que a compra esteja com a situação ‘Confirmada’ 

  • Para isso, acesse a coluna ‘Ações’ e clique no botão ‘Verde’
  • Em seguida, vá na opção ‘Ver no Financeiro’ 

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Pronto!

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