Emissão de boleto bancário
Emita boletos bancários diretamente do sistema e agilize seus processos financeiros. Você pode emitir boletos para os seus clientes e enviá-los por e-mail com rapidez e praticidade. Acompanhe o passo a passo para emitir boletos:
O primeiro passo é criar uma nova Conta Bancária, sugerimos que a conta bancária tenha o nome da sua instituição financeira/banco emissora de boletos, a conta bancária será vinculada a Forma de Pagamento Boleto.
Acesse Menu Principal> Financeiro> Opções financeiras> Contas bancárias:
Veja o passo a passo para cadastrar Conta Bancária.
O próximo passo é cadastrar uma nova Forma de pagamento.
Acesse Menu Principal> Financeiro> Opções financeiras> Formas de pagamento:
O sistema exibirá uma lista com todas as formas de pagamento cadastradas no sistema. Nosso sistema já possui a forma de pagamento Boleto Bancário cadastrada.
Se a sua empresa possui apenas um banco como emissor de boletos, sugerimos que você utilize a forma de pagamento Boleto Bancário já existente, para alterá-la basta clicar em Editar ().
Neste tutorial vamos adicionar uma nova forma de pagamento, então clique em Adicionar forma de pagamento.
O sistema exibirá a tela "Adicionar forma de pagamento" com os campos para preenchimento.
Detalhamento dos campos para preenchimento:
Nome: Neste campo você define um nome para a forma de pagamento. Ex.: Boleto Caixa.
Conta bancária: Este campo define a qual conta bancária o lançamento da forma de pagamento deve ser vinculado. Vamos informar a conta bancária criada para boletos.
Disponível em: Indica se esta forma de pagamento estará disponível em Contas a receber, Contas a pagar ou em ambas.
Confirmação automática: Neste campo você indica se o pagamento deve ser confirmado automaticamente no financeiro quando lançado através de compra, venda, devolução e etc...
Nº máximo de parcelas: Neste campo você determina o número máximo de parcelas para esse meio de pagamento.
Intervalo parcelas (dias): Neste campo você informa o intervalo entre parcelas lançado nesta forma de pagamento. Obs.: Se o intervalo for igual a 30 dias o sistema considerará 1 mês.
1ª parcela (dias): Este campo indica o início em dias do parcelamento. Obs.: Se o intervalo for igual a 30 dias o sistema considerará 1 mês.
Disponível no PDV: Neste campo você determina se a forma de pagamento ficará disponível nas vendas realizadas no balcão.
Modalidade: Neste campo você determina a Modalidade que a forma de pagamento representa, neste caso Boleto Bancário.
Taxa do banco (R$): Neste campo você informa a taxa cobrada da empresa pelo banco (ex.: taxa boleto emitido). Obs.: Este valor será lançado somente em recebimentos.
Taxa da operadora (%): Neste campo você informa a porcentagem cobrada da empresa normalmente pela operadora de cartão de crédito/débito. Obs.: Este percentual será lançado somente em recebimentos.
Juros de multa (%): Neste campo você informa a multa de valor único cobrado; deve ser aplicado sobre o valor da parcela, uma única vez.
Juros de mora (%): Neste campo você informa a multa em juros ao dia cobrado pelo atraso do pagamento da parcela.
Gerar boleto: Este campo determina se a forma de pagamento irá gerar boletos bancários. Selecione Sim e o sistema exibirá um novo campo: "Instituição Financeira", para que você escolha o vínculo com a instituição financeira que vai gerar o boleto, observe a imagem abaixo:
Cada Instituição Financeira/Banco tem as suas particularidades, então conforme a instituição financeira selecionada o sistema exibirá novos campos. Os dados para preenchimento dos campos você deve verificar com o gerente da sua instituição financeira.
Para dar continuidade ao tutorial selecionarei Caixa Econômica como exemplo. Veja na imagem abaixo os novos campos gerados pelo sistema:
Preencha todos os dados conforme a sua demanda e as informações fornecidas pelo banco, e clique em Cadastrar.
O sistema exibirá a mensagem: "Forma de pagamento cadastrada com sucesso".
Pronto! Forma de pagamento Boleto Bancário cadastrada.
Agora iremos gerar um boleto teste, como sugerido pelo sistema: "Após configurar uma forma de pagamento para a emissão de boletos bancários, gere um boleto de teste no valor de R$ 5,00 para ter certeza que os dados da conta estão corretamente configurados." (Mensagem exibida pelo sistema)
Acesse Menu Principal> Financeiro> Contas a receber:
O sistema exibirá a tela "Listar contas a receber", clique em Adicionar recebimento:
Preencha os dados solicitados pelo sistema, observando os campos Forma de pagamento e Conta bancária, esses campos devem ser preenchidos conforme cadastramos nos passos anteriores.
Após preencher os dados clique em Cadastrar.
O sistema exibirá a mensagem: "Recebimento cadastrado com sucesso":
Pronto! Recebimento cadastrado.
O próximo passo é gerar uma remessa para ser enviada para o banco.
Acesse Menu Principal> Financeiro> Boletos bancários:
O sistema exibirá a tela "Listar boletos bancários" com a lista de todos os boletos gerados. Clique em Exportar remessa:
Obs.: Remessa é um arquivo enviado pelo cliente para a instituição financeira/banco contendo informações que são interpretadas pelo sistema do banco, o envio de remessa é um processo fundamental para validação do seu boleto bancário.
A tela "Exportar remessa" será exibida, observe:
Preencha todos os dados, verifique as informações e clique em Gerar.
Na próxima tela exibida pelo sistema selecione o(s) item(s) que deseja importar e clique em Gerar remessa.
O sistema exibirá a mensagem: "Remessa gerada com sucesso!":
O arquivo da remessa será baixado para o seu computador, um arquivo com o formato .REM, veja na imagem abaixo:
É necessário que você faça upload do arquivo de remessa para a sua instituição financeira/banco, entre em contato com o seu gerente e verifique a melhor forma de enviar o arquivo.
Agora você já pode imprimir o boleto. Acesse novamente a opção Boletos bancários no Menu Financeiro.
Na tela "Listar boletos bancários", localize o boleto que você deseja imprimir. Na coluna "Ações" clique no botão Mais Opções () e selecione a opção Imprimir boleto:
Pronto! Seu boleto foi impresso, veja abaixo:
Após você ter realizado o upload do arquivo de remessa para a sua instituição financeira/banco e o cliente ter pago o boleto, o banco irá gerar um arquivo de retorno, você precisa fazer download desse arquivo para dar baixa no boleto gerado no sistema. Esse arquivo de retorno tem que ser importado para o sistema, acesse Menu Principal> Financeiro> Boletos Bancários, clique na opção Importar retorno.
Obs.: Observe que a situação dos boletos é "Em aberto", a situação se altera após a importação do arquivo de retorno da instituição financeira/banco.
O próximo passo é selecionar o arquivo .RET (arquivo que a instituição finaceira/banco te retornou) em seu computador, basta clicar em Selecionar arquivo:
Após importar o arquivo, selecione os itens que deseja baixar e clique em Baixar itens selecionados.
Pronto! Arquivo de retorno baixado. Agora acesse novamente no Menu Financeiro a opção Boletos bancários.
O sistema irá exibir a tela "Listrar boletos bancários" com os boletos gerados:
Após importar o arquivo de retorno, o sistema compreende que o boleto foi compensado e a situação do boleto muda para CONFIRMADO, como é possível observar na imagem acima.
Pronto! Finalizamos o processo de emissão de boletos.
Veja também:
Vídeo tutorial: como emitir boleto bancário
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