Como emitir boleto bancário

Veja como emitir boleto bancário no GestãoClick. O boleto é uma das formas de pagamento frequentemente utilizadas no comércio eletrônico, pela facilidade e praticidade que ela proporciona ao usuário.  

 Para emitir boleto bancário é necessário ter uma conta bancária cadastrada no sistema e vinculada a uma forma de pagamento. 

Neste artigo você vai conferir

  • Como vincular a forma de pagamento a conta cadastrada no sistema.
  • Como gerar o boleto bancário. 
  • Como gerar a remessa para envio ao banco. 
  • Como imprimir o boleto. 

Veja o nosso vídeo tutorial com o passo a passo e logo abaixo, confira o artigo escrito.

 O que vem indicado no boleto bancário?

  • O boleto é um título de cobrança, então vem indicado orientações de como o portador do título pode quitá-lo.
  • Consta informações fundamentais para que o pagante não se confunda e realize a identificação dos dados corretamente. 
  • Consta o valor do documento e data limite para o pagamento. 
  • Em alguns boletos, tem as indicações de como realizar o pagamento depois do vencimento. 
  • Através do código de barras, é possível captar todos os dados automaticamente para ser realizado o pagamento. 

Como vincular a conta cadastrada a uma forma de pagamento 

Atenção! As informações utilizadas neste tutorial são fictícias.
Caso você não saiba quais dados utilizar, consulte o gerente do seu banco!

1. Acesse o menu principal, localizado na barra lateral esquerda, clique em 'Financeiro';

2.Vá em 'Opções auxiliares',  seguido por 'Formas de pagamento';

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3. Na tela ‘Listar formas de pagamento’, clique no botão ‘Adicionar’, que se encontra na parte superior esquerda.

 Observação: O sistema já possui a forma de pagamento 'Boleto Bancário', porém caso você tenha mais de uma conta bancária para emitir boleto, sugerimos que você crie uma nova forma de pagamento para identificá-la.

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4. Na tela 'Adicionar forma de pagamento'

  • Insira o ‘Nome’ da nova forma de pagamento;
  • Escolha a ‘Conta Bancária’ que os lançamentos financeiros serão vinculados. 
  • No campo ‘Disponível em’ selecione se a forma de pagamento estará habilitada para o “Contas a pagar e receber”, “Somente contas a pagar” ou “Somente contas a receber”. 
  • Em seguida, no campo ‘Confirmação automático’ é recomendado utilizar a configuração ‘Nunca confirmar automático’.

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  • A quantidade de parcelas em 'Número máximo de Parcelas’
  • A quantidade de dias de intervalo entre as parcela em 'Intervalo parcelas’; 
  • E o número de dias em que a  ‘1ª parcela’ será cobrada após o uso da forma de pagamento.

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  • Depois, para habilitar esta forma de pagamento em vendas PDV balcão selecione ‘Sim’ no campo ‘Disponível no PDV’. 
  • No campo ‘Modalidade’ selecione ‘Boleto Bancário’
  • Caso tenha uma taxa adicional do banco, insira o valor em real no campo ‘Taxa do banco’.

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  • Em seguida, caso tenha a cobrança por boleto insira no campo ‘Taxa do banco’. 
  • Depois, habilite o campo ‘Gerar boleto’ e selecione a ‘Instituição financeira’.

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 Os campos serão habilitados de acordo com a instituição financeira selecionada. Caso você tenha dúvida em como inserir os dados, consulte o seu contador!

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5. Nos módulos ‘Mensagens de instruções', 'Local de pagamento impresso no boleto’ e ‘Demonstrativo’ escreva as informações referente a juros e vencimentos.

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6. Depois de conferir todas as informações clique no botão ‘Cadastrar’

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Para gerar o boleto bancário

1. Retorne ao menu principal, localizado na lateral esquerda do sistema e clique em ‘Financeiro’

2. Em seguida, vá em ‘Boletos Bancários’, seguido de 'Gerenciar Boletos'.

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3. No canto superior esquerdo da tela ‘Listar boletos bancários’, clique no botão verde ‘Adicionar Recebimentos’;

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4. Na tela ‘Adicionar recebimento’ você insere as informações do boleto a ser gerado:

  • Insira a ‘Descrição do recebimento’;
  • Selecione um ‘plano de contas’;
  • Insira o ‘valor bruto’;
  • Selecione se a ‘Ocorrência’ será “única” ou “recorrente/parcelada”
  • Na ‘Forma de pagamento’, selecione a forma de pagamento referente a conta do boleto bancário;

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  • Selecione a ‘Conta bancária’ referente ao boleto; 
  • Depois escolha a ‘Data de Vencimento'
  • Caso tenha ‘Desconto’, insira o valor; 
  • Em ‘Recebimento Quitado’ selecione “Não”;
  • Depois, clique em ‘Continuar’.

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5. Na aba ‘Outras informações’: 

  • Escolha a ‘Entidade’;
  • Selecione o ‘Centro de custo'; 
  • Confira a ‘Data de Competência’. 
  • É possível também inserir ‘Dados adicionais’ ou ‘Observações’.

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6. Na aba ‘Anexo’ é possível ‘Selecionar arquivo’. Após conferir todos os dados clique em ‘Cadastrar’.

 O sistema permite anexar arquivos com até 5MB de tamanho!

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7. Em seguida, é preciso gerar a remessa para enviar ao banco. Para isso, retorne ao menu principal, e acesse o menu ‘Financeiro’

8, Vá em ‘Boleto bancário’ e clique em ‘Exportar Remessa’;

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A Remessa é um arquivo gerado pelo sistema contendo os dados dos boletos que foram gerados. Para o boleto ser registrado é necessário o envio desse arquivo para a Instituição Financeira/banco para a validação.

9. Na tela ‘Exportar Remessa’:

  • No campo ‘Loja’, caso tenha mais de uma loja cadastrada no sistema, selecione a loja correspondente;
  • Selecione a ‘Situação do Boleto’ e a ‘Forma de pagamento’;
  • Determine a ‘Data de Vencimento’ ou ‘Data de competência’
  • É possível inserir o ‘Plano de Contas’, ‘Cliente’ e o ‘Valor’; 
  • Depois, clique em ‘Gerar’.

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10. Selecione o recebimento correspondente para emissão da remessa e em seguida clique em ‘Gerar remessa’.

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11. O sistema abre a mensagem confirmando que a remessa foi gerada e o arquivo da remessa será baixado para o seu computador. Caso o download não comece automaticamente, basta clicar em 'salvar'.

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12. Envie o arquivo para a sua instituição financeira/banco. Entre em contato com o seu gerente e verifique a melhor forma de enviar o arquivo.

Para imprimir o boleto bancário

1. Após enviar o arquivo de remessa para o banco, acesse novamente o menu principal e clique em ‘Financeiro’

2. Em seguida, vá em ‘Boletos Bancários’ e clique em ‘Gerenciar Boletos’;

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3. No boleto bancário correspondente, acesse a coluna ações e clique no botão ‘Verde’ e selecione a opção ‘Imprimir Boleto’.

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4. Seu boleto ficará disponível para impressão.

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5. Após o cliente ter pago o boleto, o banco irá gerar um arquivo de retorno.
 É preciso que você realize o download desse arquivo e importe o arquivo retorno para o sistema.

Portanto, acesse novamente ‘Financeiro', Boletos Bancários’ e clique em ‘Importar Retorno’;

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6. Selecione a ‘forma de pagamento’ e envie o arquivo.

Depois clique em ‘importar’.

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7. Após importar o arquivo de retorno, o sistema compreende que o boleto foi compensado e a situação do boleto muda para CONFIRMADO.

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Pronto! 

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