Como emitir boleto bancário
Veja como emitir boleto bancário no GestãoClick. O boleto é uma das formas de pagamento frequentemente utilizadas no comércio eletrônico, pela facilidade e praticidade que ela proporciona ao usuário.
Para emitir boleto bancário é necessário ter uma conta bancária cadastrada no sistema e vinculada a uma forma de pagamento.
Neste artigo você vai conferir
- Como vincular a forma de pagamento a conta cadastrada no sistema.
- Como gerar o boleto bancário.
- Como gerar a remessa para envio ao banco.
- Como imprimir o boleto.
Veja o nosso vídeo tutorial com o passo a passo e logo abaixo, confira o artigo escrito.
O que vem indicado no boleto bancário?
- O boleto é um título de cobrança, então vem indicado orientações de como o portador do título pode quitá-lo.
- Consta informações fundamentais para que o pagante não se confunda e realize a identificação dos dados corretamente.
- Consta o valor do documento e data limite para o pagamento.
- Em alguns boletos, tem as indicações de como realizar o pagamento depois do vencimento.
- Através do código de barras, é possível captar todos os dados automaticamente para ser realizado o pagamento.
Como vincular a conta cadastrada a uma forma de pagamento
Atenção! As informações utilizadas neste tutorial são fictícias.
Caso você não saiba quais dados utilizar, consulte o gerente do seu banco!
1. Acesse o menu principal, localizado na barra lateral esquerda, clique em 'Financeiro';
2.Vá em 'Opções auxiliares', seguido por 'Formas de pagamento';
3. Na tela ‘Listar formas de pagamento’, clique no botão ‘Adicionar’, que se encontra na parte superior esquerda.
Observação: O sistema já possui a forma de pagamento 'Boleto Bancário', porém caso você tenha mais de uma conta bancária para emitir boleto, sugerimos que você crie uma nova forma de pagamento para identificá-la.
4. Na tela 'Adicionar forma de pagamento'
- Insira o ‘Nome’ da nova forma de pagamento;
- Escolha a ‘Conta Bancária’ que os lançamentos financeiros serão vinculados.
- No campo ‘Disponível em’ selecione se a forma de pagamento estará habilitada para o “Contas a pagar e receber”, “Somente contas a pagar” ou “Somente contas a receber”.
- Em seguida, no campo ‘Confirmação automático’ é recomendado utilizar a configuração ‘Nunca confirmar automático’.
- A quantidade de parcelas em 'Número máximo de Parcelas’;
- A quantidade de dias de intervalo entre as parcela em 'Intervalo parcelas’;
- E o número de dias em que a ‘1ª parcela’ será cobrada após o uso da forma de pagamento.
- Depois, para habilitar esta forma de pagamento em vendas PDV balcão selecione ‘Sim’ no campo ‘Disponível no PDV’.
- No campo ‘Modalidade’ selecione ‘Boleto Bancário’.
- Caso tenha uma taxa adicional do banco, insira o valor em real no campo ‘Taxa do banco’.
- Em seguida, caso tenha a cobrança por boleto insira no campo ‘Taxa do banco’.
- Depois, habilite o campo ‘Gerar boleto’ e selecione a ‘Instituição financeira’.
Os campos serão habilitados de acordo com a instituição financeira selecionada. Caso você tenha dúvida em como inserir os dados, consulte o seu contador!
5. Nos módulos ‘Mensagens de instruções', 'Local de pagamento impresso no boleto’ e ‘Demonstrativo’ escreva as informações referente a juros e vencimentos.
6. Depois de conferir todas as informações clique no botão ‘Cadastrar’.
Para gerar o boleto bancário
1. Retorne ao menu principal, localizado na lateral esquerda do sistema e clique em ‘Financeiro’
2. Em seguida, vá em ‘Boletos Bancários’, seguido de 'Gerenciar Boletos'.
3. No canto superior esquerdo da tela ‘Listar boletos bancários’, clique no botão verde ‘Adicionar Recebimentos’;
4. Na tela ‘Adicionar recebimento’ você insere as informações do boleto a ser gerado:
- Insira a ‘Descrição do recebimento’;
- Selecione um ‘plano de contas’;
- Insira o ‘valor bruto’;
- Selecione se a ‘Ocorrência’ será “única” ou “recorrente/parcelada”;
- Na ‘Forma de pagamento’, selecione a forma de pagamento referente a conta do boleto bancário;
- Selecione a ‘Conta bancária’ referente ao boleto;
- Depois escolha a ‘Data de Vencimento';
- Caso tenha ‘Desconto’, insira o valor;
- Em ‘Recebimento Quitado’ selecione “Não”;
- Depois, clique em ‘Continuar’.
5. Na aba ‘Outras informações’:
- Escolha a ‘Entidade’;
- Selecione o ‘Centro de custo';
- Confira a ‘Data de Competência’.
- É possível também inserir ‘Dados adicionais’ ou ‘Observações’.
6. Na aba ‘Anexo’ é possível ‘Selecionar arquivo’. Após conferir todos os dados clique em ‘Cadastrar’.
O sistema permite anexar arquivos com até 5MB de tamanho!
7. Em seguida, é preciso gerar a remessa para enviar ao banco. Para isso, retorne ao menu principal, e acesse o menu ‘Financeiro’
8, Vá em ‘Boleto bancário’ e clique em ‘Exportar Remessa’;
A Remessa é um arquivo gerado pelo sistema contendo os dados dos boletos que foram gerados. Para o boleto ser registrado é necessário o envio desse arquivo para a Instituição Financeira/banco para a validação.
9. Na tela ‘Exportar Remessa’:
- No campo ‘Loja’, caso tenha mais de uma loja cadastrada no sistema, selecione a loja correspondente;
- Selecione a ‘Situação do Boleto’ e a ‘Forma de pagamento’;
- Determine a ‘Data de Vencimento’ ou ‘Data de competência’
- É possível inserir o ‘Plano de Contas’, ‘Cliente’ e o ‘Valor’;
- Depois, clique em ‘Gerar’.
10. Selecione o recebimento correspondente para emissão da remessa e em seguida clique em ‘Gerar remessa’.
11. O sistema abre a mensagem confirmando que a remessa foi gerada e o arquivo da remessa será baixado para o seu computador. Caso o download não comece automaticamente, basta clicar em 'salvar'.
12. Envie o arquivo para a sua instituição financeira/banco. Entre em contato com o seu gerente e verifique a melhor forma de enviar o arquivo.
Para imprimir o boleto bancário
1. Após enviar o arquivo de remessa para o banco, acesse novamente o menu principal e clique em ‘Financeiro’
2. Em seguida, vá em ‘Boletos Bancários’ e clique em ‘Gerenciar Boletos’;
3. No boleto bancário correspondente, acesse a coluna ações e clique no botão ‘Verde’ e selecione a opção ‘Imprimir Boleto’.
4. Seu boleto ficará disponível para impressão.
5. Após o cliente ter pago o boleto, o banco irá gerar um arquivo de retorno.
É preciso que você realize o download desse arquivo e importe o arquivo retorno para o sistema.
Portanto, acesse novamente ‘Financeiro', ‘Boletos Bancários’ e clique em ‘Importar Retorno’;
6. Selecione a ‘forma de pagamento’ e envie o arquivo.
Depois clique em ‘importar’.
7. Após importar o arquivo de retorno, o sistema compreende que o boleto foi compensado e a situação do boleto muda para CONFIRMADO.
Pronto!
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