Como personalizar situações de vendas

As situações de venda vão definir o andamento da venda realizada. Veja como cadastrar e personalizar uma situação de venda. 

Acompanhe nosso vídeo tutorial e logo abaixo, confira o passo a passo:



Neste artigo, você vai aprender: 

  • Como cadastrar e personalizar situações de venda

Acompanhe a seguir:
 

Como cadastrar e personalizar situações de venda 

  1. Na tela inicial do sistema, acesse o menu 'Vendas', localizado no canto esquerdo.
  2. E em seguida clique em ‘Opções Auxiliares' > ‘Situações’.

como-personalizar-situacoes-de-venda-passo1.png

3. Na tela 'Listar situações de venda’, o sistema apresenta algumas situações padrões - que podem ser alteradas. Para cadastrar uma nova, clique no botão ‘Adicionar’.

como-personalizar-situacoes-de-venda-passo2.png

4. O ERP vai redirecionar para a tela ‘Adicionar situação de vendas’ onde será realizada as configurações da nova situação:

  • Insira o ‘Nome’ da situação. 
  • No campo ‘Lançar Estoque/Financeiro’ escolha uma das opções: 
    • “Não lança”: A situação não vai  movimentar estoque nem financeiro.
    • “Lança estoque e financeiro”: A situação gera uma saída de material do estoque e um contas a receber no financeiro.
    • “Lança somente estoque”: A situação apenas gera uma saída de material do estoque.
    • “Lança somente financeiro”: A situação apenas gera um contas a receber no financeiro.
  • No campo ‘Permite edição' selecione se a Venda vinculada com esta situação poderá ser editada ou não.

como-personalizar-situacoes-de-venda-passo3.png

  • Determine se a situação será ‘Padrão’ para todos os novos cadastros de venda. 
  • Insira no campo ‘Exibir na Listagem’ se a situação permite que a venda seja exibida ou não na listagem de venda.
    ⚠️ Caso insira NÃO, a venda não será mostrada na lista de vendas e somente será possível encontrá-la realizando uma busca avançada.

como-personalizar-situacoes-de-venda-passo4.png

  • É possível bloquear grupos de usuários, desta forma todo usuário que pertence ao grupo poderá inserir esta situação na venda, mas não poderá alterar a situação de nenhuma venda que esteja vinculada a esta situação. Clique no botão ‘+Bloquear Grupo’

como-personalizar-situacoes-de-venda-passo5.png

5. Finalize clicando no botão de ‘Cadastrar’.

como-personalizar-situacoes-de-venda-passo6.png

  1. Após cadastrar a situação de venda, é possível gerenciá-la:

O sistema permite alterar ou excluir uma situação cadastrada, selecionando uma das opções na coluna ‘Ações’:

como-personalizar-situacoes-de-venda-passo7.png

Pronto!

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.