Como cadastrar fornecedores
Realizar o cadastro de fornecedores no sistema é uma operação que facilita suas compras e garante agilidade no acesso às informações. O sistema permite realizar o cadastro de fornecedores de três formas:
- Manualmente
- Importando de um planilha
- Importando dados de uma nota fiscal
Acompanhe nosso vídeo tutorial e logo abaixo, confira o passo a passo:
Neste artigo, você vai aprender como cadastrar fornecedores. Confira a seguir:
- Como realizar o cadastro de fornecedores;
- Como gerenciar seus fornecedores;
- Como preencher corretamente cada campo.
Veja a seguir:
- No menu principal, localizado no canto esquerdo da tela, acesse o módulo ‘Cadastros’;
- Em seguida, clique na opção ‘Fornecedores’;
3. Na tela ‘Fornecedores’, são exibidos os fornecedores já cadastrados. Para adicionar um novo fornecedor, clique no botão verde ‘Adicionar’;
4. Você será direcionado para a tela ‘Adicionar fornecedor’. Lá, você deve preencher:
Dados gerais
- Em ‘Tipo de fornecedor’, informe se o fornecedor é uma pessoa jurídica, física ou estrangeiro;
- No campo ‘Situação’, selecione se ele está ativo ou inativo;
-
Se o seu fornecedor for uma pessoa física, insira ‘Nome’, ‘CPF’, ‘RG’ e ‘Data de nascimento’;
- No caso de pessoa jurídica, informe o ‘Nome fantasia’, o ‘CNPJ’, a ‘Razão Social’, a ‘Inscrição Estadual’, o ‘Tipo de contribuinte’, a ‘Inscrição Municipal e SUFRAMA’ e o nome do ‘Responsável’;
- Para o fornecedor estrangeiro, informe o ‘nome’ e a numeração do ‘documento’.
- Depois insira o ‘E-mail’, o ‘Telefone’ e o ‘Celular’;
Endereços
- Informe o ‘Tipo’ de endereço do seu fornecedor: comercial, residencial, entrega, depósito etc. Se desejar criar uma nova categoria de endereço, clique no campo ‘Cadastrar novo’ no final da lista;
- Informe o ‘CEP’ do endereço. Ao informar o CEP, os campos ‘Logradouro’, ‘Bairro’ e ‘Cidade/UF’ serão preenchidos automaticamente;
- Depois, insira o ‘Número’ e o ‘Complemento’ do endereço;
- Caso o seu fornecedor possua mais de um endereço, clique no botão ‘Inserir novo endereço’.
Contatos
- Se o seu fornecedor possuir mais de um canal para contato, clique no botão ‘Inserir novo contato’ para adicionar as informações;
- Selecione o tipo de contato, como ‘E-mail’, ‘WhatsApp’, ‘Telefone’ etc;
- Informe o ‘Nome’, o ‘Contato’, o ‘Cargo’ e, caso queira, uma ‘Observação’;
Observações
- Se desejar adicionar alguma informação complementar ao cadastro do seu fornecedor, insira essa descrição no campo ‘Observações’;
- Após preencher todos os dados, clique no botão verde “Cadastrar”.
Como gerenciar fornecedores
- Após finalizar o cadastro, na tela ‘Fornecedores’, vá até a coluna ‘Ações’;
- Nesse campo, você pode visualizar, editar ou deletar os fornecedores cadastrados.
Atenção: Todos os dados informados nas imagens acima, são de caráter fictício.
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