Abertura de caixas
Os caixas são utilizados para realizar as vendas da sua loja, a partir dele é possível emitir o cupom não fiscal e nota fiscal do consumidor. O GestãoClick permite a abertura de caixas de duas formas:
- Abrindo diretamente pelo PDV balcão.
- Ou abrindo o caixa manualmente no sistema.
Neste tutorial, você vai conferir como realizar a abertura de caixa manualmente. Onde você vai aprender:
- Como abrir caixa pelo PDV balcão
- Como abrir um caixa manualmente
⚠️ Atenção! Os dados utilizados neste tutorial são fictícios
1. No menu principal, localizado na barra lateral esquerda, clique na opção ‘Financeiro’,
2. Em seguida, vá em ‘Opções auxiliares’, seguido por ‘Caixas’.
3. Na tela ‘Caixas’, clique em ‘Abrir Caixas’.
4. Em seguida. informe os dados:
- Em ‘Funcionário’ selecione o funcionário responsável pela abertura do caixa.
⚠️ Observação: O caixa não precisa ser aberto pelo usuário que está logado no sistema. Lembrando que só irá constar no Caixa movimentações que foram realizadas pelo responsável do caixa.
- No campo ‘Valor de Caixa’, insira o valor de abertura do caixa. Vale lembrar que é possível abrir o caixa com o valor zerado e ao inserir um valor, o mesmo será lançado como saldo.
- Em ‘Gerar um recebimento no financeiro’ você escolhe se o valor informado no campo ‘Valor de Caixa’, será cadastrado como contas a receber no financeiro.
5. No módulo ‘Dados Financeiros’ insira:
- Na ‘Descrição do pagamento’, a descrição do recebimento no financeiro, sugerimos que seja “Abertura de Caixa”.
- Em ‘Forma de Pagamento’ o sistema preenche automaticamente com a opção “Dinheiro a vista”, mas é possível editar e selecionar outra opção.
- No ‘Plano de Contas’ também é inserido automaticamente o plano ‘Ajuste de Caixa’ sendo possível editar e selecionar outra opção.
- Em Vencimento, a data é preenchida automaticamente sendo possível, também, realizar a alteração.
6. Após preencher todos os campos clique em ‘Abrir Caixa’.
7. O sistema exibe uma notificação na parte superior da tela indicando que o caixa foi aberto.
8. Após abrir o caixa é possível realizar outras ações. Acesse a Coluna Ações do caixa em aberto e veja as opções:
- Ao selecionar o botão ‘Visualizar’, sistema exibirá uma tela com todas as informações do caixa.
- E ao clicar no botão ‘Imprimir’, será exibido um relatório com todos os detalhes para impressão.
9. Para realizar o fechamento do caixa, acesse a coluna ações e clique no botão vermelho ‘Fechar Caixa’.
10. Em seguida, o sistema te redireciona para a tela ‘Fechar caixa’, onde é necessário verificar as seguintes informações:
- Confira o ‘Valor do Fechamento’.
- No campo ‘Gerar pagamento no financeiro’, selecione se será ou não criado um contas a pagar no seu financeiro.
- ‘Descrição do pagamento’, ‘Vencimento’ e ‘Plano de contas’ vêm preenchidos automaticamente, mas poderá ser alterado.
11. Após conferir os dados clique em ‘Fechar Caixa’.
Para acessar o fluxo de caixa:
1. Acesse na coluna ‘Ações’ do caixa correspondente, o botão ‘Verde’, seguido de ‘Ver no Financeiro’.
2. O ERP redireciona para a tela ‘Fluxo de Caixa’ onde será possível acessar as abas de informações: ‘Saldo’, ‘Resumo’, ‘Diário’, 'Estatísticas', ‘DRE’ e ‘Exportar’.
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