Como criar carta de correção

Criar uma carta de correção é um procedimento fiscal permitido para identificar um erro ou a necessidade de alterar uma nota fiscal.

Neste artigo, você vai aprender como criar uma carta de correção. Onde vai conferir:

  • O que é uma carta de correção
  • O que pode ser corrigido com a carta de correção
  • Como criar uma carta de correção no ERP

Acompanhe a seguir:

O que é uma carta de correção?

A carta de correção eletrônica (CC-e) é um documento emitido para apontar equívocos gerados na emissão de uma nota fiscal eletrônica (NF-e). Desta maneira, é correto afirmar que a carta de correção, é na verdade, uma errata.

Para criar uma carta de correção é necessário possuir as informações da nota fiscal já enviada, como o número e/ou chave de acesso da nota. Além disso, o prazo para a emissão da carta de correção é de até 30 dias após emissão da autorização da NF-e pela SEFAZ.

Quais informações podem ser corrigidas com a carta de correção?

Entre os dados que podem ser alterados com a carta de correção, estão:

  • Peso, volume e etc.
  • Endereço do destinatário
  • Razão Social do destinatário
  • Informações adicionais

Como criar uma carta de correção no ERP

1.  Acesse no menu principal, localizado no canto esquerdo do sistema, o campo ‘Notas fiscais’, seguido por ‘Gerenciar NF-e’;

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2. Na tela ‘Listar NF-e’, localize a nota fiscal que deseja emitir a carta de correção; 

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4. Será exibida a caixa ‘Corrigir nota fiscal’. No campo ‘Motivo da correção’ preencha a informação que será corrigida, se atentando às exigências:

  • A descrição da carta deve ser clara e objetiva;
  • O texto deve conter de 15 a 1000 caracteres.  
  • Não são aceitos caracteres especiais, como: !@#$%¨&*()_+. 

5. Por fim, basta clicar em “Corrigir”.

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Pronto!

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