Como gerar contratos de serviços
O contrato de serviço é um acordo entre o cliente e o prestador de serviço, é por meio dele que a contratada registra o tipo de serviço realizado, quantidade ou as horas prestadas ao contratante.
Se for a primeira vez que você irá gerar um contrato de serviço, o sistema irá sequenciar a numeração dos contratos de forma automática, caso você já tenha emitido contratos em outro sistema ERP e queira continuar com a sequência anterior, basta acessar no menu principal:
Configurações > Gerais
Em seguida, clique na aba Numerações.
No campo Contrato insira o número do último contrato emitido ou, se for a primeira emissão, insira o zero e depois clique em Atualizar:
Agora cadastre o tipo de serviço a ser prestado, acesse Serviços > Gerenciar Serviço e depois clique em Adicionar.
Insira o nome do serviço, código interno, valor unitário e comissão.
Para adicionar foto ao serviço, clique na aba Fotos e depois selecione o arquivo.
Caso tenha mais de uma loja e queira deixar esse serviço disponível somente em algumas, basta ir na aba Lojas e desmarcar a loja que não terá o serviço.
Em seguida, clique em Cadastrar.
Com o serviço cadastrado, agora é só emitir o contrato.
Acesse o menu Contratos > Serviços.
Clique em Adicionar.
Selecione o cliente e insira os outros dados necessários, depois selecione o serviço a ser prestado e a sua quantidade.
Se quiser, insira acréscimos ou descontos ao valor total.
Em seguida, escolha o tipo de parcela, a forma de pagamento, a quantidade de parcelas,defina a data e clique em Gerar.
Atenção: Caso tenha mais de uma parcela, será gerado no contas a receber todas as parcelas informadas no contrato.
Para anexar o arquivo, basta clicar no botão de Selecionar arquivo. Depois adicione observações, se necessário. Finalize o cadastro clicando em Cadastrar.
Com o contrato gerado, no botão Mais ações têm as funcionalidades de imprimir PDF, alterar a situação, renovar contrato, emitir nota de serviço e ver no financeiro.
Para editar ou deletar o contrato, clique nos ícones correspondentes.
Atenção: Caso a situação do contrato esteja configurada para gerar financeiro não será possível alterar os campos referente a cliente e valores.
Se você alterar a situação para outra que não gere financeiro, o recebimento em contas a receber será excluído.
Para mais informações assista o vídeo tutorial clicando aqui.
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