Sicoob: dados para configuração de boleto
Para configurar os dados do seu boleto bancário Sicoob no ERP, é simples! Basta verificar com o banco as condições para emissão do boleto.
📌 Será preciso ter acesso a alguns dados fornecidos pelo banco ou instituição financeira para configurar esta forma de pagamento.
Preparamos este tutorial completo de Como configurar os dados do boleto Sicoob. Onde você vai conferir:
- Como cadastrar uma forma de pagamento.
- Como preencher os dados do boleto corretamente.
- A explicação de cada campo obrigatório.
Veja a seguir:
1. No 'Menu Principal', localizado no canto esquerdo do sistema, selecione o campo 'Financeiro';
2. Em seguida, vá em 'Opções Auxiliares', seguido de 'Formas de Pagamento';
3. Na tela 'Listar formas de pagamentos', na parte superior esquerda, clique em 'Adicionar' para criar uma nova forma de pagamento;
⚠️Caso você já tenha cadastrada a forma de pagamento 'Boleto Sicoob', basta atualizar as informações. Para isso, vá na coluna 'Ações' da forma de pagamento em questão e clique no botão laranja 'Editar'.
4. Na tela 'Adicionar formas de pagamento':
- Em ‘Nome’ sugerimos que insira “Boleto Sicoob”;
- Escolha a ‘Conta bancária’ que os lançamentos financeiros serão vinculados.
- Informe se a forma de pagamento estará ‘Disponível em’ contas a pagar, contas a receber ou em ambos;
- Recomendamos que no campo ‘Confirmação automática’ selecione a opção “Nunca confirmar automático”’;
- Informe o ‘Número máximo de parcelas’;
- Habilite se essa forma de pagamento estará ‘Disponível no PDV’ balcão;
- Selecione a 'modalidade' ''Boleto Bancário'’.
- No campo ‘Gerar Boleto’ selecione “SIM”, para habilitar o campo ‘Instituição Financeira’.
- E em ‘Instituição financeira’ selecione ‘‘Sicoob".
⚠️ ATENÇÃO: Todos os dados cadastrais e fiscais apresentados neste tutorial são de carácter fictício.
5. A seguir, o sistema irá solicitar alguns dados para a emissão do boleto. Caso você não saiba esses dados, entre em contato com o seu gerente bancário ou instituição financeira para o correto preenchimento das informações a seguir:
- No campo 'CNAB' você deve informar o padrão FEBRABAN CNAB 400 ou CNAB 240, para enviar (remessa) e receber (retorno). Observação: O código ‘CNAB 240’ habilita o campo “Versão do layout”.
- Em 'Carteira' informe o código adotado para identificar as características dos títulos dentro das modalidades de cobrança existentes no banco.
- Informe o código da agência de vinculação do beneficiário, no campo 'Agência/DV'
- Em 'Conta/DV' insira o código da conta de vinculação do beneficiário
- Já em 'Cliente/DV' informe o código de identificação da empresa no banco.
- No campo 'Último Boleto' insira neste campo o número do último boleto que você emitiu, nosso sistema irá gerar uma sequência a partir desse número.
- Em 'Última Remessa' insira neste campo o número da última remessa que você emitiu, nosso sistema irá gerar uma sequência a partir dela. Observação: Este campo só é habilitado quando inserido ‘Com registro’ no campo “Carteira”.
- Informe em 'Juros de Multa(%)' o valor único cobrado; deve ser aplicada sobre o valor da parcela, uma única vez.
- Em 'Juros de Mora(%)', insira a multa em juros ao dia cobrado pelo atraso no pagamento da parcela.
- No campo 'Dias de Juros' indique o número de dias decorrentes após a data de vencimento para inicialização do processo de cobrança de juros.
- Em 'Aceite' selecione se o pagador (quem recebe o boleto) aceitou o boleto, ou seja, se ele assinou o documento de cobrança que originou o boleto.
⚠️ Observação: O padrão é usar ‘Não aceite’ neste campo, assim não será necessário a autorização do Pagador para protestar o título.
- Em 'Espécie Doc' indique o tipo de documento, conforme FEBRABAN. Sugerimos utilizar a opção “Duplicata Mercantil”
- No campo 'Instruções' insira o número de dias decorrentes após a data de vencimento para inicialização do processo de cobrança via protesto.
- Informe o número da versão de layout do arquivo em 'Versão do layout' . Vale lembrar que este campo é habilitado ao inserir o ‘CNAB 240’
7. Após preencher todos os campos, verifique as informações inseridas. O sistema ainda permite inserir ‘Mensagens de instruções’, ‘Local de pagamento impresso no boleto’ e ‘Demonstrativos’. Por fim, clique em ‘Cadastrar’.
8. Ao finalizar o cadastro é exibida a mensagem de confirmação do sistema, na parte superior da tela:
Pronto!
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