O que é TEF e quais os requisitos para emissão de NFC-e?
O TEF se tornou obrigatório em Pernambuco e no Rio Grande do Sul, conforme a Instrução Normativa RE n.º 16 de 06/03/2023, em conjunto com o Decreto 56.670 de 26/09/2022, que modificou a Instrução Normativa DRP n.º 45/1998, baseada no Convênio ICMS 134/2016 de 09/12/2016, estabelecendo diretrizes para emissão de documentos fiscais eletrônicos.
Dessa forma, é necessário que as empresas que efetuam transações com cartões de crédito ou débito gerem o comprovante de pagamento associado à Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), realizando essa vinculação por meio da integração com o sistema emissor de notas fiscais.
O que é TEF?
A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um sistema que facilita a comunicação eletrônica entre o ponto de venda (PDV) e as instituições financeiras, permitindo transações financeiras eletrônicas rápidas e seguras.
Atuando como uma ponte entre o varejo e as redes financeiras, o TEF agiliza o processo de pagamento e protege as informações do cliente por meio de protocolos seguros, oferecendo uma camada extra de segurança.
Quais dados relacionados ao TEF devem estar na nota?
Para realizar o cumprimento das normas de emissão de NFC-e, você deve ser atentar as seguintes informações:
- Bandeira do cartão: Visa ou Mastercard
- Código da Transação: código exibido na via impressa pela máquina do cartão.
- Credenciadora: PagSeguro, Cielo, Rede, Stone, etc.
Acompanhe a seguir:
Comunicado Importante Atualmente, é necessário preencher as informações manualmente. Nosso time, está trabalhando em melhorias para o processo de emissão de NFC-e. |
1. No menu lateral esquerdo, vá em Vendas > Balcão;
2. Preencha os dados da venda e finalize.
3. Em seguida, em forma de pagamento, selecione a opção Cartão de Crédito ou Débito;
Atenção: certifique-se que a forma de pagamento esteja configurada corretamente e que a bandeira do cartão esteja sinalizada. Para editar suas formas de pagamento, vá em Financeiro > Opções Auxiliares > Formas de Pagamento.
3. Ao confirmar a forma de pagamento, será exibido o campo “Código de autorização”, no qual você deve inserir o código NSU.
4. Por fim, finalize a sua venda e clique em “Emitir NFC-e”.
Pronto!
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