Santander: dados para configuração de boleto

Para configurar os dados do seu boleto bancário Santander, é bem simples. Para isso, basta verificar com o banco as condições para emissão de boleto.

📌É necessário ter acesso a alguns dados fornecidos pelo banco ou instituição financeira para configurar esta forma de pagamento.

Preparamos este tutorial completo de Como configurar os dados do boleto Santander. Onde você vai conferir:

  • Como cadastrar uma nova forma de pagamento
  • Como preencher os dados do boleto corretamente
  • A explicação de cada campo obrigatória

Acompanhe a seguir: 

1. No Menu Principal, que se encontra na lateral esquerda do sistema, selecione o campo ‘Financeiro’;

2. Em seguida, vá em ‘Opções Auxiliares’, seguido de ‘Formas de Pagamento’.

Como_configurar_boleto_santander-passo1.png

3. Na parte superior esquerda da tela ‘Listar formas de pagamento’, clique no botão ‘adicionar’ para criar uma nova forma de pagamento. Sugerimos que a nomeie como “Boleto Santander”.
Como_configurar_os_dados_do_boleto_Santanderr-passo1.png

4. Na tela ‘Adicionar forma de pagamento’

  • Selecione a “Modalidade”Boleto Bancário’
  • Escolha a “Conta bancária” que os lançamentos financeiros serão vinculados, 
  • No campo ‘’Gerar Boleto” selecione ‘SIM’, para habilitar o campo ‘instituição financeira’
  • E em “Instituição financeira” selecione ‘Santander’;Como_configurar_os_dados_do_boleto_Santanderr-passo3.png

Como_configurar_os_dados_do_boleto_Santanderr-passo3.1.png

  • A seguir o sistema irá solicitar alguns dados para a emissão do boleto.
    📌Entre em contato com seu gerente bancário ou instituição financeira para o correto preenchimento das seguintes informações:

  • CNAB: Neste campo, você deve informar o padrão FEBRABAN CNAB 400 OU CNAB 240, para enviar (remessa) e receber (retorno).
    ⚠️️ Obs.: O código ‘CNAB 240’ habilita os campos “Versão do layout” e “Última remessa”.

  • CARTEIRA: Código adotado para identificar as características dos títulos dentro das modalidades de cobrança existentes no banco.
    ⚠️️ Obs.: O código ‘102-CSR’ desabilita o campo “Código de transmissão”.

  • AGÊNCIA/DV: Código da agência de vinculação do beneficiário.

  • CONTA/DV: Código da conta de vinculação do beneficiário.

  • CÓDIGO DE TRANSMISSÃO: Código necessário para envio de remessas, fornecido pela agência do beneficiário.
    ⚠️️Obs.: Se a carteira ‘102-CSR’ for selecionada, este campo fica desabilitado!

  • ÚLTIMO BOLETO: Insira neste campo o número do último boleto que você emitiu, nosso sistema irá gerar uma sequência a partir deste número.

  • CÓDIGO DO CLIENTE (PSK): Código que identifique a Empresa no banco, fornecido pela agência de vinculação do Beneficiário.

  • JUROS DE MULTA(%): Multa de valor único cobrado; deve ser aplicada sobre o valor da parcela, uma única vez.

  • JUROS DE MORA(%): Multa em juros ao dia cobrado pelo atraso no pagamento da parcela.

  • DIAS JUROS: Este campo indica o número de dias decorrentes após a data de vencimento para inicialização do processo de cobrança de juros.

  • ACEITE: Indica se o Pagador (quem recebe o boleto) aceitou o boleto, ou seja, se ele assinou o documento de cobrança que originou o boleto.
    ⚠️️ Obs.: O padrão é usar ‘Não aceite’ neste campo, pois nesse caso não é necessário a autorização do Pagador para protestar o título. Se escolher ‘Aceite’, o Beneficiário (quem emite o boleto) precisará de algum documento onde o Pagador reconhece a dívida para poder protestar o título.

  • ESPÉCIE DOC: Este campo indica o tipo de documento, conforme FEBRABAN. 

  • PROTESTAR: Este campo indica se o boleto será protestado automaticamente.
    ⚠️️ Obs.: Caso insira ‘SIM’ será habilitado o campo “Dias protesto”.

  • DIAS PROTESTO: Este campo indica o número de dias decorrentes após a data de vencimento para inicialização do processo de cobrança via protesto.
    ⚠️️ Obs.: Este campo só é habilitado quando se insere ‘SIM’ no campo “Protestar”.

  • VERSÃO DO LAYOUT: Número da versão do layout do arquivo e do lote.
    ⚠️️ Obs.: Este campo só é habilitado quando se seleciona o ‘CNAB 240’.

  • ÚLTIMA REMESSA: Insira neste campo o número da última remessa que você emitiu, nosso sistema irá gerar uma sequência a partir dela.
    ⚠️️ Obs.: Este campo só é habilitado quando se seleciona o ‘CNAB 240’.Como_configurar_os_dados_do_boleto_Santanderr-passo4.pngComo_configurar_os_dados_do_boleto_Santanderr-passo5.png⚠️️ ATENÇÃO: TODOS OS DADOS INFORMADOS NAS IMAGENS ACIMA SÃO FICTÍCIOS. ⚠️

5. Após preencher todos os campos, verifique as informações e clique em ‘cadastrar’.

  • O sistema ainda permite inserir ‘Mensagens de instrução’, ‘Local de pagamento impresso no boleto’ e ‘Demonstrativos’.
    Como_configurar_os_dados_do_boleto_Santanderr-passo6.png
    6.
    Ao finalizar o cadastro o sistema exibirá uma mensagem de confirmação:Como_configurar_os_dados_do_boleto_Santanderr-passo7.png

Pronto! 


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